I Jornada Ambiental



Diário de Bordo Virtual



Realização da Tarefa 05
Categorias: Dança e Música Inédita

Durante os dias de 12 a 14 de agosto, a equipe responsável pela execução das tarefas da I Jornada Ambiental da CREDE 07, estiveram engajados nos ensaios e na produção dos vídeos da tarefa 05 (dança e música inédita). E os resultados, podem ser conferidos através das fotos e dos vídeos, tanto em nossa página e também no nosso canal do Youtube <https://www.youtube.com/channel/UCU5U-kf89ybBdvStQ7_NUhw>.










Reunião para planejamento das ações da tarefa 05


Hoje (05/08/2015) foi realizado uma reunião com o Coordenador da Monitoria de Arte e Cultura, professor Isaías Gomes, o aluno monitor Ítalo Castelo e os alunos do turno da tarde Bianca Barroso e Héricles Sousa para planejarmos a produção do vídeo da canção inédita, que compõe uma das modalidades da tarefa 05, bem como, a produção do vídeo da modalidade de dança.





Tarefa 04 - Plantio de mudas


O Colégio Estadual Paulo Sarasate realizou na manhã do dia 25 de junho de 2015 o plantio de mudas de Pau - brasil em parceria com o Sr. Joãozinho Caruca, presidente da Associação de preservação do Meio Ambiente de Canindé, a tarefa estipulada pela equipe organizadora da 7ª CREDE é de no mínimo 20 árvores, porém, ao conversar com o Sr. Joãozinho foi decidido que seriam plantadas apenas 6 mudas, nos canteiros em frente à nossa escola, pois, são árvores que necessitam de cuidados no plantio e no desenvolvimento, tais como: profundidade de pelo menos 50 cm, toda a terra deve ser  retirada e substituída por uma terra com compostos orgânicos, verificar a não presença de formigueiros, regadas de dois em dois dias e devem ser podadas em um determinado espaço de tempo.

Preparação para plantar.


Antes do plantio.


Preparando a terra.





Plantio.



Regando após plantio.

Depois do Plantio.


I Caminhada Ambiental


O Colégio Estadual Paulo Sarasate realizou nesta manhã (03 de Junho de 2015) a caminhada ambiental, com objetivo de promover a conscientização para a preservação dos recursos naturais. O primeiro momento aconteceu em nossa escola com a palavra do Diretor Lindomar Sousa e o Coordenador Rogério Vidal ressaltando a importância do compromisso da educação com o meio ambiente e sua preservação, logo após seguimos em caminhada para a praça do Conjunto Habitacional, bairro mapeado para a realização de nossas ações. Ao chegarmos nos dividimos em equipes - cada equipe coordenada por um professor - para visitarmos as residências e coletar lixo eletrônico, garrafas pets, vidro e latinhas. Contamos com a ajuda dos professores Jacinto Neto, Josulene Mota e Daniel Martins, além das PCLECs Aparecida Santos e Jece Mara Mota. Ao concluirmos todas as visitas no bairro Conjunto Habitacional, seguimos para o bairro Bela Vista e visitamos as ruas Capitão Magalhães e Adenise Cordeiro. Fomos também ao fórum Gerôncio Brígido Neto para fazermos a coleta de garrafas pets, infelizmente não conseguimos lixo eletrônico, pois, já há uma destinação correta. Todo lixo coletado, exceto, lixo eletrônico, foi levado pela empresa Lavoisier reciclagem, onde temos uma grande parceria com o proprietário Heraldo. E para finalizar, recebemos a visita do nosso Superintendente Wilclei que mostrou - se bastante satisfeito com o nosso trabalho. Desde já agradecemos a todos pelo empenho, foi um trabalho muito significativo, estamos muitos satisfeitos com o resultado.
Palavra do Diretor Lindomar Sousa e Coordenador Rogério Vidal

Saida da escola

Caminhada até a praça do bairro Conjunto Habitacional


Visitas às residências


Visita ao fórum Gerôncio Brigído

Material coletado

Alunos participantes

Empresa parceira Lavoisier reciclagem

Com o nosso Superintendente Wilclei Lino

Senhor Heraldo proprietário da empresa Lavoisier reciclagem



Convite para a caminhada ambiental



O Colégio Estadual Paulo Sarasate realizará a caminhada ambiental para promover uma conscientização para a preservação dos recursos naturais, por meio de ações individuais, tais como:  economia de água, luz e coleta seletiva de resíduos sólidos. Na oportunidade visitaremos a sua residência e coletaremos o seu lixo eletrônico e garrafas PETs que serão enviados para a destinação correta. Convidamos você e sua família para participar desse momento de grande importância para o MEIO AMBIENTE.
03 de Junho  – 8 horas            
         
Segunda visita a Escola Municipal José Ivan Magalhães


No dia 27  de Maio voltamos à Escola José Ivan para conversamos com os alunos sobre o nosso projeto, mais especificamente sobre a caminhada ambiental, disseminando a importância das práticas de consumo consciente coletivo e da grande importância da participação dos alunos da comunidade escolar para esta causa. Fomos muito bem recebidos, todos os alunos se comprometeram a nos ajudar nessa causa, ressaltando que há alunos de vários bairros que não estão mapeados na nossa jornada.





 Divulgação no bairro Conjunto Habitacional

No dia  26 de Maio a professora Maura Daisany se propôs divulgar a nossa caminhada ambiental na igreja de Santa Edwirgens no bairro Conjunto Habitacional onde a mesma reside e foi a área escolhida por nós para ser ampliado o nosso projeto. Na ocasião a professora citou que na primeira semana do mês de Junho os moradores do bairro estariam recebendo a visita de alunos da nossa escola para conversar um pouco sobre a importância de preservar nossos recurso naturais e também coletarmos lixo eletrônico e garrafas PETs, ressaltou os tipos de materiais que podem ser coletados e também o destino que será dado a esses resíduos.

Professora Maura fazendo a divulgação na igreja de Santa Edwirgens no Bairro Conjunto Habitacional.

Professora Maura fazendo a divulgação na igreja de Santa Edwirgens no Bairro Conjunto Habitacional.


Divulgação nos planejamentos 

Nos dias 26, 27 e 28 de Maio, houve mais um momento de divulgação da nossa jornada para os professores de todas as áreas do conhecimento da nossa escola, onde repassamos os detalhes de organização da caminha ambiental que acontecerá no dia 03 de Junho nos dois bairros próximos a nossa escola ( Bela Vista e Conjunto Habitacional), nessa caminhada iremos coletar lixo eletrônico e garrafas PETs que serão enviadas para as nossas empresas parceiras, para que haja a destinação correta, ficou acertado com os professores das extensões Paulo Sarasate a realização da coleta desse mesmo material com os alunos e comunidade escolar. A professora de Espanhol Maura Daisany se responsabilizou pela divulgação da caminhada ambiental na igreja do bairro Conjunto Habitacional, pois, a mesma reside no bairro. Foram divulgações muito proveitosas, pois, além de todos aderirem com louvor à nossa Jornada, ainda lançaram várias idéias que podem ser realizadas nos próximos dias.

Área de Linguagens e Códigos.

Área de Linguagens e Códigos.

            Divulgação nas salas de aula
Aos dias vinte e um do mês de Maio os agentes jovens Meirilane Silva e Patricia Nascimento juntamente com a Professora Jece Mara Mota, realizaram uma divulgação mais ampla com os alunos do turno da manhã, com o objetivo de conscientizar os alunos para adesão e apoio a essa jornada em nossa escola e sobre a importância da preservação dos nossos recursos ambientais. Foi divulgado também a página da I Jornada Ambiental, para que todos possam acompanhar as atividades realizadas.

Divulgação turno da manhã.

Divulgação Turno da Manhã.



PCLEC Aparecida Santos fazendo a divulgação do turno da tarde.

 Visita a Escola José Ivan Magalhães

Aos dias vinte e um do mês de Maio os alunos Agentes Jovens se dirigiram a Escola de Ensino da Rede Municipal José Ivan Magalhães Monteiro, situada no bairro Conjunto Habitacional, portando a Carta de Apresentação, no intuito de buscar a parceria da escola para a realização de atividades didáticas referente ao projeto Conscientizar para preservar, fomos recebidos pela Coordenadora Pedagógica Alexandra e firmamos parceria com a escola. Desde já, agradecemos ao núcleo gestor da Escola Municipal José Ivan Magalhães pelo apoio.
 
Agentes Jovens com a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal José Ivan Magalhães Monteiro.
  Reunião Semanal

Aos dias vinte do mês de Maio a equipe organizadora da I Jornada Ambiental se reuniu no LEI 1  para analisar as ações teóricas já realizadas e definir as ações do mês de Maio, tais como: promoção da divulgação do projeto pra todos os alunos, apresentação da Carta de apresentação a direção de um escola da rede municipal e posteriormente a visita para disseminar a importância e relevância do projeto, bem como estratégias para a realização da caminhada ambiental que acontecerá no dia 3 de Junho de 2015. Ficou acordado juntamente com os professores de Educação Física Daniel e Adaíse para nos auxiliar na execução da I caminhada ambiental. 




Estrutura do Projeto

Para visualizar o projeto, clique no link a seguir:



Diagnóstico


Realização do diagnóstico acerca dos recursos disponíveis na escola, identificação da problematização para que sejam realizadas as intervenções necessárias, tais como: redução do consumo de água e energia, desperdício da merenda escolar, manutenção da limpeza das salas de aula, coleta seletiva dos resíduos sólidos e rearborização dos arredores da escola. Os professores Aparecida Santos, Jece Mara Mota e Renato de Sousa, fizeram esse levantamento de acordo com os dados já coletados com os projetos já executados em nossa escola: Projeto Escola Limpa, Lixo Eletrônico e Entendendo o Meio Ambiente Urbano.



 Reunião de apresentação do Projeto

Aos seis dias de Maio do ano de 2015 a equipe organizadora reuniu - se no Laboratório de Informática 1 para apresentação e análise do Projeto, incentivando assim, a todos os membros envolvidos para a execução das ações em tempo hábil, tais como, a importância do Projeto para a comunidade escolar, as estratégias a serem desenvolvidas, sua distribuição e o cronograma de tarefas a serem executadas mensalmente.

Membro do Núcleo Gestor: Profº Rogério, PCLECs: Profª Jece Mara e Profª Aparecida Santos, Funcionário: Sérgio Mariano

Agentes Jovens: Meirilane Silva, Patricia Nascimento e Davi Almeida, PCLEI: Renato de Sousa

Todos os membros reunidos para apresentação do Projeto - Professora Coordenadora dos Agentes Jovens: Profª Maria de Fátima (Fafá), Membro do Núcleo Gestor: Rogério Vidal, PCLECs: Profªs Jece Mara e Aparecida Santos, Funcionário: Sérgio Mariano, Agentes Jovens: Meirilane Silva, Patrícia Nascimento e Davi Sampaio, PCLEI: Renato de Sousa

Um comentário: